Seja bem-vindo. 30 de maio de 2024 10:27
Previous slide
Next slide

Waltinho o novo presidente do PL em Luziânia-GO, acumula escândalos de corrupção; confira os fatos 

Waltinho o novo presidente do PL em Luziânia-GO, acumula escândalos de corrupção; confira os fatos

O partido de Jair Bolsonaro costuma repetir que não há corrupção com seus líderes nos municípios. O vereador Waltinho, que está filiado agora ao Partido PL, pode manchar a imagem da sigla no município devido seu passdo com histórico negativo não muito agradável ao público bolsonarista conservador, principalmente aqueles que trabalham incansavelmente no combate à corrupção na região.

Em 17/12/2019, parlamentar na época Secretário de Desenvolvimento Urbano na gestão do ex-prefeito Cristóvão Tormin, agora deputado estadual. Ministério Público fez pedido de afastamento de Walter Roriz de Queiroz, aliado ferrenho do ex-presidiário Tormin.

A 6ª Promotoria de Justiça de Luziânia, justifica que Waltinho autorizou a reforma de uma ponte localizada no município de Novo Gama, que dá acesso a uma propriedade rural de sua família. A obra contou com máquinas, recursos e servidores de Luziânia, para benefício pessoal do secretário.

Na ação (clique aqui ), o promotor Julimar Alexandro da Silva destaca que ficou comprovada a violação aos princípios da administração pública. Assim, é requerido o afastamento dele de seu cargo até o julgamento final da demanda. É pedido ainda, em caráter liminar, o bloqueio de bens do secretário e do então na época prefeito Cristóvão Tormin, a fim de assegurar pagamento de multa civil.

Assim, de acordo com o promotor, com eficiência jamais vista no reparo das pontes de Luziânia, já no dia 20 de fevereiro 2018, naquele período como secretário encaminhou ofício ao secretário de Infraestrutura Urbana de Novo Gama, Marinaldo Almeida Nascimento, comunicando-lhe sobre a solicitação que recebera. Assim, em um retorno igualmente rápido, Marinaldo respondeu, no dia 22 de fevereiro, que a ponte realmente localizava-se dentro dos limites de Novo Gama, mas que, no momento, estava impossibilitado de atender à solicitação. Na oportunidade, ele sugeriu que o município de Luziânia fizesse a reforma emergencial na parte inferior da ponte, utilizando do Convênio n° 001/2019, firmado entre os municípios em questão.

Assim, atendendo à ordem de Walter Roriz, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Luziânia foi até o local verificar o atual estágio de deterioração da ponte, qual o serviço seria executado e a quantidade de material a ser utilizada. Estudo feito, concluído e relatado no dia 25 do mesmo mês, com início das obras em 8 de março. “Ressalte-se que este período coincide com a temporada de chuvas em nosso município, onde a cidade se enche de buracos e problemas estruturais. Mas o Walter Roriz entendeu que a prioridade, naquele momento, seria a reforma de uma ponte no município vizinho, cuja estrada leva ‘coincidentemente’ para sua fazenda”, afirmou o promotor.

No mérito da ação é requerido o pagamento de indenização a título de danos morais coletivos suportados pela sociedade de Luziânia, no valor R$ 150 mil.

Hoje, no Brasil temos uma instituição que trabalha no combate a corrupção, à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA) é a principal rede de articulação institucional brasileira para o arranjo, discussões, formulação e concretização de políticas públicas e soluções de enfrentamento à corrupção e à lavagem de dinheiro. Waltinho, e daqueles  políticos que carrega diversas manchas de denúncias de corrupção…

“Dos Atos de Improbidade Administrativa que Atentam Contra os Princípios da Administração Pública
I – praticar ato visando fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competência;
II – retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício”.

Waltinho tem um histórico triste, passado de denúncias que pode atrapalhar no futuro e afastar a direita conservadora de sua pré-candidatura como candidato a Prefeito de Luziânia. Isso não é nova política, muito menos moral para seguir de cabeça erguida como um político diferente,  Waltinho pode ser a volta de Cristóvão Tormin de chapéuzinho vermelho, mas no PL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *