Seja bem-vindo. 30 de maio de 2024 10:23
Previous slide
Next slide

Tarifa Zero: transporte público passa a operar de graça em Luziânia

Tarifa Zero: transporte público passa a operar de graça em Luziânia

Com programa oficializado nesta segunda-feira (27/11), população de Luziânia (GO), no Entorno do DF, poderá usar transporte público de graça

O município de Luziânia (GO), no Entorno do Distrito Federal, passou a ter transporte público em operação com tarifa zero, nesta segunda-feira (27/11). A medida garante aos moradores da cidade gratuidade para circulação nos veículos coletivos.

Até 2020, só 16 municípios brasileiros contavam com iniciativa semelhante. Ãté então, dos 242 municípios de Goiás, apenas um oferecia a gratuidade: a cidade de Anicuns, com 21 mil habitantes.

A solenidade de oficialização da medida contou com a presença do prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto (União Brasil); do deputado federal Célio Silveira (MDB-GO); do deputado estadual Wilde Cambão (PSD); de vereadores; entre outros.

Em outubro, o prefeito havia enviado à Câmara Municipal de Luziânia o projeto de lei que definia os dispositivos para que o Executivo local subsidiasse integralmente o transporte público da cidade.

“Apesar de termos recebido a prefeitura com dívidas de mais de R$ 40 milhões e sem qualquer recurso em caixa, fizemos uma grande tarefa fiscal para que pudéssemos recuperar a saúde financeira do município, planejar a execução dessa política pública e, assim, implementar a gratuidade da tarifa no transporte para nossa comunidade”, afirmou Diego Sorgatto.

Ainda segundo o prefeito, o município subsidiava o transporte público na cidade com R$ 150 mil por mês. O formato de manutenção do sistema havia sido adotado no fim do segundo ano da atual gestão (2021-2024), para evitar o aumento das passagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *