Seja bem-vindo. 24 de junho de 2024 03:38
Previous slide
Next slide

Dra. Zeli propõe que pessoas com diabetes tenham prioridade na realização de exames que exijam jejum

*Dra. Zeli propõe que pessoas com diabetes tenham prioridade na realização de exames que exijam jejum*

A deputada estadual Dra. Zeli (União Brasil) propõe por meio do projeto de lei *nº 697/23*, que pessoas com diabetes mellitus tenham prioridade para realizarem exames na rede pública e privada de saúde. Segundo a proposta, a prioridade é válida na realização de exames que sejam exigidos jejum prévio, coletas de sangue e ultrassonografia do abdômen. A medida, que abrange todo o território goiano, está em tramitação na Assembleia Legislativa (Alego).

Para conseguir o atendimento preferencial, o paciente precisa informar a condição ao estabelecimento no ato do agendamento dos exames. A pessoa precisa comprovar tal condição no momento do atendimento, mediante apresentação de laudo médico, documento médico equivalente ou exame que comprove a patologia.Na justificativa da propositura, a deputada ressalta que a prevalência da diabetes mellitus no Brasil é de cerca de 7,5% da população, o que significa que o país tem mais de 15 milhões de diabéticos. Ela lembra que as pessoas com a doença podem ter sintomas, como mal-estar, visão turva, sudorese, fome intensa, taquicardia e alteração do nível deconsciência, quando submetidas a várias horas de jejum.

Por conta da potencial gravidade de hipoglicemia, a parlamentar afirma que faz-se necessário proteger a saúde das pessoas com diabetes e torná-las prioridade no atendimento de saúde é uma das ações em prol destes pacientes.O projeto de lei está em tramitação na Alego. Caso seja aprovado, vai a sanção do governador Ronaldo Caiado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *