Seja bem-vindo. 22 de maio de 2024 02:35
Previous slide
Next slide

CAIADO BATEU O MARTELO, E COLÉGIOS MILITARES TERÃO CONTINUIDADE EM GOIÁS

CAIADO BATEU O MARTELO, E COLÉGIOS MILITARES TERÃO CONTINUIDADE EM GOIÁS

Apesar da decisão do governo federal de interromper o funcionamento das escolas militarizadas no país, Goiás permanecerá com suas manutenções, e até expansão.

O governador Ronaldo Caiado, quando participou, em dezembro de 2021, de uma solenidade de formatura de estudantes da 3ª série do Ensino Médio dos Colégios Estaduais da Polícia Militar do Estado de Goiás (CEPMG) dos municípios de Aparecida de Goiânia e Senador Canedo, que ficam na Região Metropolitana da capital, deixou claro a sua admiração, e apoio aos Colégios Militares. “Vocês fazem parte da elite do estado de Goiás. Elite não quer dizer quem tem mais dinheiro ou poder aquisitivo. Elite é quem tem a formação que vocês tiveram e galgaram, hoje, uma formatura no Ensino Médio nas melhores escolas do Estado de Goiás”, afirmou Caiado.

A SEDUC por determinação do governador divulgou ontem mesmo, uma nota pública sobre o tema.

Nota de esclarecimento

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc/GO) esclarece que a decisão do Governo Federal de encerrar o Pecim (Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares), anunciada nesta quarta-feira (12/07), não impacta o funcionamento dos CEPMGs (Colégios Estaduais da Polícia Militar de Goiás).

Atualmente, Goiás conta com 76 CEMPGs instalados em todo o estado. Nesse número estão inclusas as então Escolas Cívico Militares de Goiás (ECIMs), que foram desintegradas no início de 2023 e passaram a funcionar como colégios militares.

O primeiro CEPMG, nominado Colégio Militar Coronel Cícero Bueno Brandão, foi criado em 1998 e funcionava nas instalações da Academia de Polícia Militar de Goiás. Em 2000, a unidade foi transferida para a sede do extinto Colégio Estadual Hugo de Carvalho Ramos.

A partir de então, a escola passou a se chamar Colégio Estadual da Polícia Militar de Goiás Hugo de Carvalho Ramos.

Desde então, o número de CEPMGs em Goiás vem sendo ampliado. Somente em maio desse ano, o Governo de Goiás anunciou a implantação de 10 novos CEPMGs, que foram e estão sendo instalados nos municípios de Águas Lindas de Goiás, Bela Vista de Goiás, Cristalina, Cidade Ocidental, Goiânia, Mineiros, Planaltina, Padre Bernardo, Santo Antônio do Descoberto e Silvânia.

A Seduc/GO reforça o êxito dessa parceria com o Comando de Ensino da Polícia Militar de Goiás que, por meio de um ensino pautado pelo civismo e pela cidadania, tem gerado bons resultados para a Educação goiana. A Seduc/GO destaca que não há, por parte da pasta, motivos para o encerramento da parceria e ou descontinuidade dos colégios militares da rede pública estadual de ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *