Seja bem-vindo. 14 de junho de 2024 03:00
Previous slide
Next slide

Casa do Cidadão: MPGO inaugura nova sede das Promotoria de Justiça de Novo Gama

*Casa do Cidadão: MPGO inaugura nova sede das Promotoria de Justiça de Novo Gama*

*Novo Gama* – “A cada inauguração o Ministério Público fica mais forte, mais presente, por isso, hoje é um dia de festa, de celebração”. Assim o procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres, definiu a importância da inauguração da nova sede das Promotorias de Justiça de Novo Gama, cidade do Entorno Sul do Distrito Federal.

Em sua fala, ele acrescentou que o fato de o Ministério Público de Goiás (MPGO) contar com uma sede própria, a Casa do Cidadão, não significa somente estar em um novo espaço, “representa a autonomia do MP, a independência da instituição”. “Precisávamos ter a nossa casa. Sinal da nossa identidade”, ponderou.

A nova sede, inaugurada na manhã desta terça-feira (30/1), está localizada na Rua 44, Quadra 504, Lotes 4 a 6, Pedregal. O edifício possui dois pavimentos, com 1.124,03 m² de área construída e espaço para até 7 promotorias de Justiça. O prédio conta ainda com recepção, sala de segurança, sala de reuniões para 41 lugares, sala multiuso, copa, vestiário, almoxarifado, estacionamento e demais estruturas adequadas para o atendimento à população e ao desenvolvimento dos relevantes serviços das e dos integrantes da instituição.

Para a coordenadora das Promotorias de Justiça de Novo Gama, Cláudia Gomes, a obra representa o que é o Ministério Público, uma instituição forte, autônoma e que está aberta a receber todos. Ela agradeceu o esforço da administração para tirar o projeto do papel, assim como reconheceu o empenho de todas as servidoras e servidores da comarca, que trabalham de forma dedicada no atendimento à população do município, que atualmente é de mais de 100 mil habitantes.

*Benção e reconhecimento das autoridades quanto à importância do novo edifício*

O início da solenidade de abertura foi marcado pela apresentação do Hino Nacional, feita pela Banda de Música da Polícia Militar de Goiás. Em seguida, o frei Marcos Pereira da Silva, pároco de Novo Gama, proferiu uma bênção à edificação e a todos os que ali trabalham. Em sua fala, ele desejou, “que essa casa seja para todos o significado de que estaremos protegidos pela lei, a justiça e a segurança”.

A sede das Promotorias de Justiça de Novo Gama é a primeira do Entorno Sul do DF a ser inaugurada nesta gestão, sendo que outras unidades serão entregues até o final do ano, conforme assinalou o procurador-geral de Justiça Cyro Terra Peres.

Concebida no modelo de locação sob medida, a obra contou com o trabalho, estratégia e esforço de toda equipe da Subprocuradoria Administrativa, a qual já está empenhada para que em breve novas inaugurações na região do Entorno do DF sejam entregues.

Esse empenho na estruturação física do MP goiano foi destacado pela promotora Camila Silva de Sousa, que representou a Associação Goiana do MPGO (AGMP) na solenidade. “Termos um local próprio para exercermos nossas funções, não beneficia somente membros e servidores, mas principalmente o cidadão, que busca os serviços do MP goiano”, assinalou.

O advogado José Zito do Nascimento, presidente da seccional da Ordem do Advogados do Brasil (OAB), destacou que a nova sede é sinônimo de evolução e amadurecimento institucional. Ele ainda assinalou a relevância das importantes parcerias empreendidas com o órgão. “O MP, guardião da lei, poderá com melhor qualidade, levar o melhor para a sociedade”, afirmou.

O defensor público estadual Pedro Mafra, assim como a juíza Poliana Passos Carvalho, diretora do Foro da comarca de Novo Gama parabenizaram o MP pela inauguração da nova edificação, destacando a relevância da obra para o serviço prestado à população. Já o chefe de gabinete da Secretaria do Entorno do Distrito Federal, Gleiston Marcos de Paula, e o prefeito Carlos Alves dos Santos, exaltaram a atuação do Ministério Público no fortalecimento da democracia e no comprometimento em atender a população de Novo Gama. Para o prefeito, “é um salto de proximidade do MP com a população. Em nome de toda a população de Novo Gama agradeço pela entrega dessa obra para a sociedade”, afirmou.

*Descerramento da placa e visita às instalações*

Para finalizar a cerimônia de inauguração, foi feito o descerramento da placa, que marca a data da inauguração da Casa do Cidadão de Novo Gama e os presentes foram convidados a visitarem a estrutura inaugurada.

Compuseram a mesa de abertura do evento, além das autoridades já citadas, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Marcelo André de Azevedo; a promotora Josiane Correa Pires Negretto, da 5ª Promotoria de Novo Gama; o comandante do 19º BPM de Novo Gama, Willian Muller Silva; o capitão Rodrigues, do Corpo de Bombeiros; o comandante da 5ª CIA da Polícia Militar, coronel Arantes; o diretor da Unidade Prisional de Novo Gama, André Castelo Branco da Rocha diretor, a delegada Lídia Castro e o presidente do Sindicato dos Servidores do MPGO (Sindsemp), Gilclécio Campos.

Estiveram ainda presentes na solenidade o coordenador do Gabinete de Planejamento e Gestão Integrada (GGI), Rafael Machado de Oliveira, o assessor da Subprocuradoria Administrativa Marcelo Faria da Costa Lima, além de servidoras e servidores, autoridades locais, representantes da empresa responsável pela obra, servidores municipais e moradores.

 

(Texto: Cristina Rosa –fotos: Fernando Leite/Assessoria de Comunicação Social do MPGO)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *