Seja bem-vindo. 24 de junho de 2024 04:41
Previous slide
Next slide

Vingança e jogos: ataques a provedores de internet disparam no DF

Neste ano, esse tipo de invasão teria derrubado pelo menos 90 servidores, mas o número poder ser muito mais alto

Vingança, extorsão e sabotagem são apenas algumas das motivações para ataques cibernéticos cometidos contra dezenas de provedores de internet que operam no Distrito Federal. A onda de ataques cresceu consideravelmente nos últimos meses e se tornou caso de polícia. A Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) registrou três ocorrências de ciberataques apenas nesta semana.

Neste ano, esse tipo de invasão teria derrubado pelo menos 90 servidores no DF, mas o número poder ser maior, já que muitas empresas demoram ou deixam de registrar ocorrência. O ataque é chamado de DDoS ou negação de serviço distribuída. É um tipo de ataque cibernético que tenta indisponibilizar um website ou recurso de rede inundando-o com tráfego mal-intencionado e deixando-o incapaz de operar.

As motivações dos ataques são diversas e passam por casos de vingança, quando alguma pessoa ou grupos podem retaliar um provedor de internet por motivos pessoais ou disputas anteriores. Também já ocorreram casos de extorsão quando invasores buscam vantagem financeira para interromper o ataque. Até invasões relacionadas a jogos on-line já foram registradas quando jogadores desonestos tentam lançar ataques contra servidores para obter vantagem injusta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *