Seja bem-vindo. 22 de maio de 2024 01:59
Previous slide
Next slide

Conheça o Consórcio Brasil Central, que agora tem Ronaldo Caiado como presidente

Conheça o Consórcio Brasil Central, que agora tem Ronaldo Caiado como presidente

A entidade criada em 2015 conta com PIB de R$ 800 bilhões e com uma bancada de quase 100 congressistas

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), foi eleito, por unanimidade, para presidir o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), na terça-feira, 23, em substituição ao seu colega governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (UB). A entidade, composta, além de Goiás e Mato Grosso, por Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, representa uma potência econômica e política.

O grupo de seis estados e o DF abrange ao todo 875 municípios brasileiros e acumula um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 800 bilhões, ou seja, 13% de toda a riqueza do País. Com isso, o bloco representa uma potência nacional e competitiva.

Para se ter ideia, sua balança comercial é de 23,5 milhões de dólares, o que contribui com 40% no saldo de exportação brasileira.

Como força política, o Consórcio conta com uma bancada de 21 senadores e 75 deputados federais no Congresso Nacional. E, desde a sua criação, o BrC já desenvolveu projetos conjuntos voltados para a Educação, Saúde, Segurança Pública e Logística.

Ao assumir a Presidência, Caiado disse que levará e buscará ampliar para os demais Estados do consórcio o seu principal case: a Segurança Pública adotada em Goiás.

Instituído em 3 de julho de 2015 por meio de um Protocolo de Intenções, devidamente ratificado nas respectivas Assembleias Legislativas e regulamentado pelo Estatuto do Consórcio, o BrC tem como propósito impulsionar o desenvolvimento econômico e social de forma integrada.

Para tanto, busca promover a cooperação entre as Unidades Federativas e assim aumentar a competitividade regional.

Fonte: Jornal Opção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *