Seja bem-vindo. 14 de junho de 2024 07:08
Previous slide
Next slide

A Secretaria de saúde confirma 47 casos de dengue em Valparaíso. Combate também depende de você

O Governo Municipal intensifica o combate realizando mutirões através da equipe de Vigilância Epidemiológica que foi ampliada e recebeu reforço intensificando a detecção precoce de casos e permitindo a implementação de medidas rápidas.

Nesta sexta feira 26/01, 08;30 hs foi realizada a concentração para dar início ao mutirão de combate a dengue, agentes se concentraram próximo a escola municipal céu azul local marcado para o ponto de partida, procurado pela reportagem, “ O prefeito Pábio Mossoró disse que designou a todos os servidores para mobilizar esforços e conter a propagação da dengue na cidade e nesse cenário desafiador “, e destacou a importância e colaboração ativa da comunidade.

” A prevenção da dengue é uma responsabilidade compartilhada, e o engajamento de cada cidadão é essencial para o sucesso dessas medidas preventivas” . falou o Gestor

A Secretaria Municipal de Saúde de Valparaíso de Goiás reitera seu compromisso com a saúde pública e continuará monitorando a situação de perto, implementando ações coordenadas para proteger a população contra a propagação da dengue. A colaboração de todos é fundamental para superarmos esse desafio em conjunto”, afirmou o secretário de Saúde, Neomar Camelo.

Além disso, a compra estratégica de soro e medicamentos busca garantir o abastecimento adequado dos hospitais e oferecer o tratamento necessário aos pacientes diagnosticados. A equipe de Vigilância Epidemiológica foi ampliada e recebeu reforço, intensificando a detecção precoce de casos e permitindo a implementação de medidas rápidas. Esse monitoramento constante é fundamental para mapear a evolução da doença e orientar as estratégias de combate.

Nos primeiros 15 dias do ano, confirmou 47 casos de dengue, sinalizando um alerta para a comunidade. Diante desse cenário, a gestão municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem implementado uma série de ações estratégicas para conter a disseminação da doença. Entre eles, estão os mutirões de limpeza, com ênfase no manejo adequado de resíduos, visando eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Essa abordagem proativa visa reduzir os focos de reprodução do vetor, crucial para interromper o ciclo de transmissão da dengue.

Cuidados para combater o Mosquito

Para combater o mosquito da dengue e evitar a sua picada, existem alguns cuidados que podem fazer toda a diferença, como:

 

Manter as garrafas vazias ou baldes viradas para baixo;

Não deixar entulho no quintal ou nas ruas e varrer diariamente a água parada;

Cobrir as caixas d’água, poços ou piscinas e manter as calhas de água limpas;

Colocar terra ou areia nos pratos dos vasos das planta;

Manter a lata de lixo devidamente tampada e jogar no lixo cascas de coco, latas de refrigerantes, copo plástico, garrafas, embalagens, etc;

Guardar pneus em locais cobertos, longe da chuva. Faça furos na parte de baixo ou entregue no serviço de limpeza;

Tampar os ralos pouco usados com um plástico, jogando água sanitária no cano 2 vezes por semana;

Diminuir o número de bebedouros de cães, gatos e passarinhos e manter o aquário limpo e fechado;

Colocar telas de proteção nas janelas e mosquiteiros na cama para dormir

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *