VÍDEO: Em condição insalubre, casa de idosos é alvo de operação policial em Valparaíso de Goiás
Com condições insalubres, uma casa de repouso do idosos foi alvo de operação policial em Valparaíso de Goiás, em bairro valparaisense. Além de péssimas condições de habitação, local não exigências e documentos exigidos pelo Estatuto do Idoso, atuando de forma irregular.
Nesta quinta-feira, dia 25 de maio de 2023, a Polícia Civil, como o apoio da Vigilância Sanitária, Creas, e Polícia Técnico- Científica, foi realizada a busca e apreensão uma associação filantrópica responsável pelos cuidados de idosos em Valparaíso de Goiás.
Chegou ao conhecimento da Polícia Civil, através do sistema de denúncias, de que durante o período noturno, para que não necessitassem de equipe de apoio neste período, os idosos residentes eram dopados, ficando aos cuidados de apenas duas assistentes, fato que poderia ter ocasionado o falecimento de alguns destes.
A polícia civil diligenciou durante o dia, mas nada de anormal fora identificado, razão pela qual foi representado pela busca e apreensão no período noturno, a partir das 19h, pedido este fora deferido pelo Poder Judiciário.
Durante o cumprimento da busca e apreensão, realmente duas cuidadoras no local, em que pese existirem trinta e oito pacientes.
Adentrando aos ambientes fechados, foram localizados no escritório da responsável legal vários medicamentos de uso restrito, dentre eles morfina, sem o devido receituário. Ainda, foram encontrados vários receituários já preenchidos, sem assinatura médica e outros receituários em branco.
Perto dos alimentos que em parte teriam sido consumidos pelos idosos, havia um pilão para macerar os medicamentos dos internos e vários potes de medicamentos diversos com o nome dos pacientes.
Outras irregularidades foram encontradas, com baratas na dispensa, idosos dormindo no corredor ou na sala de fisioterapia, além do fato se o local possuir a média de trinta e oito acolhidos que estavam aos cuidados de apenas duas pessoas. Os medicamentos sem receituários foram apreendidos, bem como os receituários médicos sem assinatura e o DV-R com as imagens de segurança para fins de perícia.
As cuidadoras foram ouvidas e liberadas e a investigada não foi localizada no dia da operação, tendo encaminhado suas auxiliares e seu advogado para acompanharem a conclusão das diligências.
A investigada responderá pelo crime do art. 99, caput, da Lei nº 10.741/03 e pelo crime de fornecer medicamento em desacordo com a receita médica, art. 280 do Código Penal.
Quanto aos idosos, estes estão sendo acompanhados pela Assistência Social de Valparaíso e pelo Ministério Público Estadual.
2 respostas para “VÍDEO: Em condição insalubre, casa de idosos é alvo de operação policial em Valparaíso de Goiás”
Boa tarde
Olá