Seja bem-vindo. 7 de setembro de 2024 21:36
Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

Urnas são preparadas para eleição de conselheiros tutelares no DF

Urnas são preparadas para eleição de conselheiros tutelares no DF

As eleições para o Conselho Tutelar ocorrem no próximo domingo (1°/10). Nesta segunda-feira (25/9), as urnas começaram a a ser carregadas com as informações dos eleitores e dos candidatos que participarão do pleito.

No próximo domingo (1°/10), ocorrem as eleições dos membros do conselho tutelar do Distrito Federal para o quadriênio 2024/2027. No entanto, as preparações para o pleito já começaram. Na manhã desta segunda-feira (25/9), o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) deu início ao processamento e carregamento das urnas eleitorais. Esse processo ocorre até quarta-feira (27/9). Serão utilizadas 1.172 urnas, enquanto outras 118 estarão disponíveis para contingência.

Durante o carregamento das urnas eletrônicas, são colocados os nomes dos eleitores, bem como os nomes e numeração dos candidatos ao cargo com a respectiva foto de cada um. As eleições no próximo domingo terão início às 8h. O encerramento ocorrerá às 17h. Na sexta-feira (29/9), as urnas devidamente carregadas serão transportadas para 146 locais de votação espalhados por todas as regiões administrativas do DF. No dia seguinte, ocorre a montagem nesses locais.

O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA), vinculado à Secretaria de Justiça do DF (Sejus-DF), está conduzindo o processo eleitoral. Ao todo, são 1.268 candidatos aptos a serem votados. Desses, serão escolhidos 220 conselheiros tutelares titulares e 440 suplentes.

Após o fim da votação, as mídias com os dados da votação que estão nas urnas serão encaminhadas para apuração no Palácio do Buriti. Segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), serão 34 computadores totalizadores dos números para fazer a compilação das informações. A previsão é que o resultado seja divulgado após as 20h.

Na cerimônia de carregamento, estiveram presentes o Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati, a Secretária de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Marcela Passamani, e as Promotoras de Justiça do DF Karina Soares Rocha e Sofia Schlosser.

Campanha
O período da campanha eleitoral para o processo de escolha para conselheiro tutelar termina no sábado (30/9), dia anterior ao pleito. É permitido, por exemplo, distribuir propaganda impressa até 24 horas antes da votação, divulgar e participar de debates e entrevistas em rádios comunitárias. As vedações incluem a proibição de propaganda enganosa e o aliciamento de eleitores.

A votação é a terceira fase do processo eleitoral, que está dividido em quatro etapas. A primeira foi a aplicação da prova objetiva para os candidatos em junho. A segunda fase teve caráter eliminatório e incluiu a análise de documentação em julho. A quarta e última etapa será o curso de formação inicial dos eleitos, com data a ser divulgada posteriormente. Os conselheiros eleitos tomarão posse em 10 de janeiro de 2024.

Como votar
Os cidadãos poderão votar nos candidatos apresentando documento oficial com foto ou o e-título. A pessoa só poderá votar no candidato da região administrativa em que o título está cadastrado. Além disso, o local de votação do eleitor pode ser verificado no site da Sejus.

Os números dos candidatos estão separados por região administrativa e podem ser consultados no site da Sejus ou nas RAs. A pasta de Justiça vai disponibilizar em todos os locais de votação a lista dos candidatos e a respectiva numeração. Em cada unidade de votação também estará disponível o nome dos eleitores que podem votar naquele lugar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *