Seja bem-vindo. 22 de dezembro de 2024 07:31
Previous slide
Next slide

Tecnologia e inovação em Escolas da rede Estadual no Entorno com implantação de reconhecimento facial

Governo de Goiás implanta reconhecimento facial  em Escolas da rede Estadual do  Entorno do Distrito Federal ( DF)

Exatamente 143 unidades de ensino receberão sistema que registra frequência. Equipamento também afere temperatura da pessoa identificada como parte do protocolo de segurança contra Covid-19 para retorno às aulas presenciais. Coordenações regionais e sede da Seduc também terão tecnologia que chega aos demais prédios da Pasta, em 2022. “Nós já reformamos mais de mil escolas. Cada centavo aplicado na educação traz resultados para professores e alunos”, destaca governador Ronaldo Caiado.

27/07/2021

População Ativa DF/GO

17h52

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está instalando, em 143 unidades de ensino da região do Entorno do Distrito Federal, um sistema de reconhecimento facial que registra a presença dos alunos e servidores da pasta. O equipamento também afere a temperatura da pessoa identificada como parte do protocolo de segurança contra a Covid-19 para retorno às aulas presenciais.

10 Escolas Estaduais em Valparaíso de Goiás, adotará reconhecimento facial para controlar frequência de alunos, município a qual faz dívisa com a capital federal.

Pais serão avisados por mensagem de celular se filhos faltarem às aulas. Com isso, professores terão mais tempo para se dedicar às matérias.

As Escolas da rede de ensino do Estado de Goiás,  implantou um sistema de reconhecimento facial para controlar a frequência dos alunos e evitar contaminações devido a pandemia do novo coronavírus . A ideia é contribuir com o trabalho dos educadores em sala de aula, evitar de forma estratégicas continuações. Com a nova tecnologia, os pais serão avisados por mensagem de celular se o aluno faltar.
O projeto está em fase de teste que  em agosto o projeto já estará disponível, mas os alunos já destacaram a importância do sistema. “Se a gente não tiver na escola a mãe vai saber, então se a gente falar que vai para a escola e estiver mentindo, a mãe vai saber,  sem contar a tempo perdido devido a pandemia ”, disse a estudante Kamilly da Costa, de 8 anos. Os pais também aprovam a iniciativa. “Me dá mais segurança saber que o meu filho está realmente presente na escola,  com essas medidas de segurança nos dá mais confiança ”, disse Valéria de Jesus.

Os aparelhos serão instalados na entrada das escolas. Os alunos precisam parar em frente ao equipamento, que faz o reconhecimento do rosto dos estudantes e registra a presença no sistema que é ligado à internet. As unidades, que ficam em uma das maiores regiões de todo o Estado,  municípios goianos  que  integram ( AMAB),   no total  18,3 mil o número de vagas na região do Entorno, com 12,8 mil matrículas criadas para os turnos matutino e vespertino e outras 4,5 mil para o noturno  alunos matriculados .

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, a expectativa é que, depois de alguns ajustes no sistema, a frequência digital seja implantada em todas as unidades também de outras regiões.
“Tem a segurança que os pais vão ter que seu filho está realmente na escola e qualquer coisa que aconteça, serão comunicados. O professor terá um tempo a mais para trabalhar com os alunos sem se preocupar com a parte burocrática. Além disso, tem a parte de funcionamento da escola. Quando se fecha a chamada digital, o pessoal da merenda já sabe quantos alunos estão presentes”.

Além de monitorar a frequência, o programa também oferece dados sobre a vida escolar do aluno.            O programa é bem completo, tem o telefone do responsável, o endereço, todos os dados da crianças, então isso dá uma tranquilidade para a gente acioná-los e eles nos acionar.

 

O recurso entra em operação em agosto e garante mais segurança para os pais dos estudantes da rede estadual. A secretária da Educação FátimaGavioli, afirma que essa ação mostra o cuidado que o Governo do Estado tem para com os alunos. “O estudante entra na escola, passa pela máquina e o sistema vai aferir a temperatura e registrar a frequência”, informou. “Assim, o transporte escolar e a cozinha tomam conhecimento da presença dele. Depois de 20 minutos, o pai ou responsável também recebe uma mensagem informando que o filho está na escola”, explicou.

A novidade foi apresentada pelo superintendente de Tecnologia da Seduc Goiás, Bruno Marques Correia, aos coordenadores regionais, assessores pedagógicos e financeiros.

Segundo o superintendente, o sistema já está sendo implantado também nas 40 coordenações regionais e na sede centralizada da Seduc. “Para as demais instituições de ensino, essa tecnologia entrará em atividade a partir de janeiro de 2022”, revelou ele.

Neste primeiro momento o sistema será instalado em todas as unidades escolares da rede estadual de ensino da região do Entorno do Distrito Federal. São contemplados os municípios de Águas Lindas de Goiás, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Santo Antônio do Descoberto, Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Pirenópolis, Cabeceiras, Formosa, Vila Boa, Cristalina, Luziânia, Cidade Ocidental, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Água Fria de Goiás e Planaltina.

Um sistema moderna e de primeiro mundo,   43 mil escolas da Rússia já foram equipadas com uma plataforma de vigilância com reconhecimento facial chamada Orwell, em homenagem ao autor do livro de ficção científica 1984,  Goiás saiu na frente aqui no Brasil. Em Goiás no ano de  2015 o município Anapolino foi o primeiro a implantar o mesmo sistema…

Tecnologia

A tecnologia mede a estrutura facial geral, incluindo distâncias entre os olhos, nariz, boca e bordas da mandíbula. Essas medidas são retidas em um banco de dados e usadas como comparação quando um usuário está diante da câmera.

Ela proporciona maior precisão e segurança se comparada com outros aparelhos de tecnologias biométricas. Os dispositivos são à prova de fraudes.

 

Nós já reformamos mais de mil escolas. Cada centavo aplicado na educação traz resultados para os professores e alunos. Ver nossas cozinhas reformadas, equipamentos nas escolas, tudo isso dá uma autoestima enorme em nossas crianças que retornam as aulas”, afirma o governador Ronaldo Caiado sobre os investimentos na educação.

Para atender todos os estudantes, o Governo de Goiás fez um investimento de R$ 144 milhões na aquisição de 69 mil unidades. Sobre os laboratórios móveis, Bruno informou que o processo está em fase de contratação e a previsão de entrega dos equipamentos está entre agosto e setembro de 2021.

Toda a instalação e programaçao dos aparelhos custou,  R$ 9.5 milhões aos cofres públicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *