Saúde do DF muda regras das xepas de vacina. Veja quem pode receber
Circular do Comitê Gestor da Vacinação local inclui jovens a partir de 18 anos, desde que não haja alguém mais velho na fila de espera
Por População Ativa
11/08/2021,ATUALIZADO 11/08/2021 09: 51
Vacinação contra a covid-19 em Aparecida de Goiânia chega aos 26 anos
A Secretaria de Saúde atualizou as regras para a destinação das sobras de vacinas contra a Covid-19 nos postos distribuídos no Distrito Federal. A partir de agora, pessoas a partir de 18 anos podem receber as chamadas xepas, desde que não haja alguém com a idade superior na fila pela imunização.
Em circular divulgada nesta terça-feira (10/8), o Comitê Gestor de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 autorizou a redução da faixa etária para que as doses remanescentes não sejam perdidas nos postos de imunização.
“Com o propósito de evitar perdas técnicas da vacina contra Sars-Cov-2, uma vez que após a abertura do frasco a vacina do laboratório Sinovac/Butantan tem duração de 8 horas e dos laboratórios da Pfizer e Janssen tem duração 6 horas, é fundamental que haja otimização do uso das doses ainda disponíveis em frascos abertos ao final do expediente, sempre que existirem”, registra.
“Este Comitê traz nesta circular retificação da Circular n.º 46/2021 quanto ao grupo de população geral. Tendo em vista que o grupo de 18 a 59 anos já está preconizado como público-alvo da vacinação contra a Covid-19 no PNO, podem ser vacinados com doses remanescentes, caso hajam, qualquer pessoa dessa faixa etária, priorizando a ordem decrescente da idade”, afirma.
No novo documento, o comitê também decide que a vacinação de apoiadores nos pontos de vacinação será exclusiva para trabalhadores que atuaram como apoiadores na vacinação do dia, no limite de 10 doses por ponto.
“Essas doses não são acumulativas, nem poderão ser usadas para profissionais que não estiveram no ponto no dia ou que não forem trabalhadores de saúde”.