Seja bem-vindo. 4 de dezembro de 2024 04:44
Previous slide
Next slide

Ronaldo Caiado: “Já estou fazendo a transição de governo com Daniel Vilela. Minhas ações já estão ligadas ao meu vice”

Ronaldo Caiado: “Já estou fazendo a transição de governo com Daniel Vilela. Minhas ações já estão ligadas ao meu vice”

Eleito governador de Goiás no primeiro turno, em 2018, e reeleito, também no primeiro turno, em 2022, Ronaldo Caiado carrega o legado de uma família cuja história está intrinsecamente ligada ao Estado e sua política

Médico especializado em coluna vertebral (graduou-se e fez mestrado na UFRJ, com especialização na França de Louis Pasteur), Ronaldo Caiado também é produtor rural — tendo sempre defendido as bandeiras do ruralismo — e está presente na política desde o final da década de 1980, quando se candidatou a presidente da República. (Certa feita, ele operou e salvou a vida de um líder comunista, Edmundo Galdino, que havia sido baleado.)

Ronaldo Caiado foi deputado federal por cinco mandatos e senador. Em 2024, após conseguir quebrar o velho tabu de que “governador não elege prefeito em Goiânia” — com a vitória de seu candidato, Sandro Mabel —, Ronaldo Caiado, presidente do União Brasil em Goiás, esquenta os motores para se lançar novamente, quase 40 anos depois, à disputa do Palácio do Planalto, ao mesmo tempo em que, usufruindo da alta aprovação (é o governador mais bem avaliado do País, conforme pesquisa AtlasIntel), prepara seu sucessor, o vice-governador Daniel Vilela (MDB), para assumir, em breve, o Palácio das Esmeraldas.

Nesta entrevista exclusiva ao Jornal Opção, realizada no Palácio das Esmeraldas, o governador natural de Anápolis elenca feitos de sua gestão, adianta as movimentações para 2026 e tece críticas ao governo federal — que ele considera promover “cortinas de fumaça” para esconder a falta de projeto para a segurança pública, uma de suas principais bandeiras em Goiás e que deve ser levantada também no pleito presidencial.

Um dos repórteres falou sobre o golden Balu, falecido há pouco tempo. Triste, o governador apontou para um porta-retrato, que fica atrás de sua mesa, e mostrou uma fotografia do cachorro. Apreciador de artes plásticas, Ronaldo Caiado despacha num gabinete cercado de quadros de pintores, como Antônio Poteiro.

Jornalistas de todo o país ligam para Ronaldo Caiado o tempo inteiro. Por quê? Porque se tornou uma alternativa real tanto ao PT do presidente Lula da Silva quanto ao PL do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele pertence à direita moderna, racional, científica e civilizada.

Ton Paulo – O sr. tem um projeto em curso para 2026, que é o de se candidatar ao Palácio do Planalto, e tem se movimentado para isso. Quais as próximas etapas prioritárias na construção desse projeto?

Não se não constrói a política em pouco tempo. Tenho trabalhado, viajado, me colocado como pré-candidato, porque sei o que preciso fazer. Estou reavivando a memória daqueles que me conheceram e me acompanharam no Congresso Nacional. Também me apresento a outros segmentos que não me conheceram à época, desde meus movimentos ruralistas e meus 24 anos no Congresso. Nacional. Então, é um processo de longo prazo.

O que me deixa otimista é a receptividade em todos os Estados. Os debates dos quais participo, nas várias regiões do país, estão empolgando as pessoas. Por isso o que eu digo tem reverberado em jornais de todo o país.

Ton Paulo — A eleição de 2024, com sua base tendo sido amplamente vitoriosa, é um divisor de águas.

A eleição de 2024, não só em Goiás, e sim em todo o país, foi de fato um divisor de águas. Os eleitores, mais do que nunca, disseram que valorizam a gestão, ou seja, a gestão eficiente e preocupada, acima de tudo, com o interesse público. Os brasileiros — os goianos incluídos — valorizam os resultados, e não discursos sem consistência de homens de palha ou ocos. Os eleitores analisaram as propostas com atenção. Ao mesmo tempo, observaram as pessoas, a história delas, sobretudo o que que fizeram. Não se prenderam em números vagos e marqueteiros.

Italo Wolff — O sr. está aceitando participar de todos os debates?

Aceito todos os convites, em respeito aos brasileiros. Aquilo que meu governo fez em Goiás, criando mais segurança e produzindo crescimento e desenvolvimento, influencia cidadãos de todo o Brasil. Não se trata de teoria, de achismo. Apresento dados concretos, avaliações de órgãos independentes. Os brasileiros sabem, cada vez mais, que Goiás é o Estado mais bem avaliado do país. A educação é bem avaliada, e é o Ideb que prova isto. A segurança é muito bem avaliada. Cidadãos de todo o país de repente perceberam que o crime organizado pode ser contido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *