A Região Administrativa do Paranoá, coberta pelo 20º Batalhão de Polícia Militar, se destaca por alinhar um trabalho de segurança pública junto à comunidade local. Isso porque existe uma Rede de Comércios em grupos de whatsapp que abarcam cerca de 200 pessoas entre aspirantes, adjuntos e Subcomandante do Batalhão da PMDF e comerciantes locais.
Segundo o Comandante do Batalhão, Tenente-coronel Costa Reis, destaca que nesses grupos, os comerciantes mandam solicitações e “imediatamente atendemos.”
Ainda de acordo com o Comandante, “o objetivo desse grupo é ser mais ágil no atendimento das ocorrências que demoram para ser atendidas, uma vez que, a pessoa liga para o 190 e que só depois repassa para a equipe de rua. Com a rede do comércio, as vítimas mandam as demandas direto no grupo, que atendem imediatamente.”
Fato é que durante patrulhamento na avenida comercial do Paranoá, a equipe do batalhão, formada pelo sargento C. Barbosa e soldado Zamber, recebeu a informação, via grupo de wattsapp, que estava ocorrendo um assalto na loja Star Móveis. Em dois minutos a equipe chegou ao local mencionado. Quando os policiais militares entraram, um dos infratores foi avistado no mezanino da loja e foi prontamente abordado. O suspeito portava um simulacro de pistola e uma porção de maconha. O outro autor rendeu os funcionários da loja e ao avistar a equipe escondeu dentro de um sofá um revólver calibre .22, que após a varredura foi encontrado pela equipe. Os dois autores foram encaminhados pra a DCA. Ao realizar a consulta do aparelho celular de um dos autores foi constatado que o aparelho era roubado.
Apoiaram a ocorrência: aspirante Feitosa, sargentos Charlton, Cipriano, Onésio e Félice, cabo F. Silva e soldados Fernanda, Leonardo e L. Faria