Seja bem-vindo. 21 de novembro de 2024 05:41
Previous slide
Next slide

Programa Melhor em Casa presta atendimento humanizado em domicílio em Valparaíso de Goiás

Programa Melhor em Casa presta atendimento humanizado em domicílio em Valparaíso de Goiás

A assistência aos pacientes em suas casas evita e reduz a permanência em hospitais e garante um acompanhamento mais seguro e humanizado

“O programa Melhor em Casa tem ajudado pacientes a se tratar e se recuperar no conforto dos seus lares, junto às suas famílias. Por outro lado, reduz as internações hospitalares e reduzindo o tempo de permanência dos usuários internados”, confirma o Superintendente de Saúde, Paulo César.

O programa Melhor em Casa, é uma forma de atenção de saúde, oferecida de forma domiciliar
com equipe multidisciplinar composta por 1 medico,2 fisioterapeutas, 2 nutricionistas, 1técnica de enfermagem, 2 enfermeiros, 1 psicólogo, 1 assistente social, 1 dentista e 1 motorista para atendimento de pacientes com comorbidade crônicas, uso de dispositivos invasivos, acamados, pós cirúrgicos. São realizadas visitas mensais programadas no turno matutino e vespertino para os 110 pacientes assistidos pelo programa. A nova equipe iniciou em janeiro, com mudança da base para ao lado da Secretaria municipal de Saúde, para um espaço mais amplo com finalidade de atender a necessidade do programa. Atualmente são realizadas visitas domiciliares em todo o município, esses pacientes possuem acompanhamento integrado com a atenção primaria de saúde e especialidades através de encaminhamentos. Até o momento, em janeiro foram realizados 51, fevereiro 161 e março 194 atendimentos domiciliares. No momento, existem 55 pacientes encaminhados para o centro de reabilitação, solicitação de exames e psicologia.

Os números mostram os atendimentos de qualidade e resultados programa do governo municipal através da Secretaria Municipal de Saúde em convênio com governo Federal, veja;

O perfil do programa inclui os pacientes classificados como AD2, que são pacientes com necessidades de procedimentos mais complexos, com uso de recursos/insumos contínuos ou temporários até a estabilização do quadro, e que precisam de acompanhamento, no mínimo, semanal.

A atuação do programa tem evitado internações desnecessárias e risco de infecção hospitalar ao paciente. Os profissionais desenvolvem um conjunto de ações, incluindo orientações focadas no cuidado do paciente de acordo com as necessidades que venha apresentar, atividade ocupacional, orientações nutricionais, reabilitação e prevenção de complicações, procedimentos odontológicos, atendimento psicológico para cuidador e paciente, além de contribuir na autonomia do familiar no cuidado ao paciente.

Além de possibilitar o atendimento em casa, o programa Melhor em Casa também permite que a equipe de saúde conheça melhor a realidade do paciente, o que auxilia na melhoria da qualidade de vida de toda a família. “O Programa Melhor em Casa é essencial, pois leva saúde aos que não conseguem ir até ela”, enaltece a secretária de saúde Rosangela Palácio.

Como receber atendimento domiciliar

Os usuários com o perfil descrito são encaminhados por meio dos postos de saúde, hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e atenção especializada, e atendidos no próprio domicílio por uma equipe multiprofissional (médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, psicólogo e outros), que oferece o mesmo atendimento que o paciente receberia em uma unidade saúde.

Para o atendimento domiciliar, foram estabelecidos alguns critérios de elegibilidade nos campos administrativos, clínicos e socioassistenciais. O programa funciona de segunda a sexta feira, de 7h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados sob regime de plantão, de 8h às 17h, para atendimento de intercorrências dos pacientes acompanhados. Cada paciente recebe, em média, uma visita semanal, dependendo do estado clínico.

Programa Melhor em Casa

A possibilidade de um atendimento em casa, perto da família, é o objetivo do programa “Melhor em Casa”, programa do Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, em convênio com os municípios que já levou os cuidados especializados a mais de 500 mil brasileiros com doenças graves e crônicas, reduzindo a permanência em hospitais.

2 respostas para “Programa Melhor em Casa presta atendimento humanizado em domicílio em Valparaíso de Goiás”

  1. Qual endereço q devo comparecer ou posso mandar os documentos por email…para solicitar atendimento…minha mãe foi atropelada e está acamada…fui na secretaria de saúde e disseram q tinha q ir no céu azul…só que além d ser contramão…ainda tem o gasto d uns 4 ônibus…que no momento fica dispendioso….esperando retorno…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *