Seja bem-vindo. 22 de dezembro de 2024 07:30
Previous slide
Next slide

Prefeitura de Novo Gama e única Cidade do Brasil a criar ‘vacina móvel’

 

Para rodar a cidade e vacinar pessoas contra Covid-19, a unidade é levada aos bairros que possuem postos de saúde, mas que não funcionam como ponto fixo de vacinação. Podem se vacinar pessoas acima de 18 anos e aquelas aptas a receberem o reforço.

O Governo municipal de Novo Gama,  que está entre as maiores Cidades goiana no Entorno Sul do Distrito Federal,  com uma ideia inovadora foi criada uma nova forma para facilitar a vacinação contra a Covid-19,  aos moradores.

01/09/2021 às 17h26

Por População Ativa

Com uma unidade itinerante, chamada de ‘vacina móvel’, a equipe de imunização percorre o município por diversos bairros,  levando doses para aqueles que ainda não se vacinaram ou que estão aptos a receber o reforço.

Atualmente, podem se vacinar pessoas acima de 18 anos, e aquelas que estão aptas a receberem a segunda dose. Com um carro de som, o município anuncia pela cidade onde o ‘vacina móvel’ está posicionado e o horário de atendimento. Nesta terça-feira (31), por exemplo, a unidade esteve instalada no Setor Lunabel, das 16h às 20h.

O Prefeito Carlinhos do Mangão (PL), como gestor tem chamado a responsabilidade para si em não fugir dos problemas buscando soluções para cidade,   em parcerias com  engajamento entre poder público e sociedade civil organizada,  como mostra outra novidade é conquista  para o município em março deste ano 2021, onde chegaram no município através do governo do Estado de Goiás, materiais incluindo respiradores para a montagem de 10 leitos para o combate ao Covid 19.

Ação de grande valia para o momento que estamos vivendo no município, equipamentos que chegou para fortalecer a rede hospitalar de Novo Gama,  o  Prefeito Carlinhos do Mangao entregou estes leitos para o atendimento de toda população.

Esse tipo de instalação hospitalar é importantíssimo para o tratamento de doenças muito graves, que colocam em risco a vida da pessoa. Na forma grave da doença causada pelo coronavírus, a Síndrome Respiratória Aguda Grave, elas são essenciais para os pacientes que precisam de respiradores.

Embora o número de óbitos esteja em queda de 45% em relação à semana anterior, os novos casos confirmados tiveram alta de 7,7% nos últimos sete dias, na comparação com os sete anteriores.

As internações caíram 11,5% na última semana, e a ocupação de leitos,  chegou a 27,9%, contra 22% dos leitos de enfermaria.

Os números que aponta esta atual gestão de  saldos  positivos,   demonstra  trabalho e planejamento,   organização que em 7 meses de Governo o trabalho a frente à Prefeitura pelo Prefeito Mangão se destaca  em ‘Novo Tempo’ mesmo com grandes dificuldades  deixado pela gestão passada,  que mostrou-se  os números naquele período ao contrário de hoje,  foram muitos negativos naquela época com a ex-gestora Sonia Chaves ( PSDB).

Este tipo de trabalho facilita a vida de todos os munícipes como no caso da Ana Eliene, 42 de anos,  com os olhos fechados,  recebe emocionada a sua dose única da vacina contra a Covid-19. “Eu tenho oito filhos e preciso estar com a saúde em dia para seguir cuidando deles e continuar trabalhando”, conta Eliene, que junto com seu companheiro trabalha como flanelinha no centro da cidade.

Ela é uma dentre as várias pessoas em situação de rua que estão sendo vacinadas em uma ação itinerante promovido pela Secretaria Municipal de Saúde,   através da Prefeitura de Novo-Gama. Desta vez, a ação, que iniciou no Residencial Paraíso,  vai percorrer outros 16 pontos estratégicos da cidade nos bairros da cidade Novo Gama, Boa Vista, Boa Vista I, Vila Zequinha, Vale das Andorinhas,  Chácara Minas Gerais B, Jardim Lago Azul,Loteamento Lunabel 3, Loteamento Lunabel 3b, Loteamento Lunabel 3c,Loteamento Lunabel 3ª, Lunabel 3, Lunabel 3ª,Mont Serrat,  Paiva Novo Gama, Pedregal .     A meta é aplicar a segunda dose da vacina no público que já tomou a primeira dose, em junho passado, e administrar a dose única em quem ainda não tiver recebido o imunizante. O atendimento será sempre das 14h, 16h às 20h.

O atendimento é feito dentro da Van do Cidadão,  e a busca ativa do público, pelas técnicas da ‘Estação Móvel’,   orienta sobre as medidas de prevenção e o risco da doença, importância da vacinação.

“Essa ação é um grande incentivo para que a gente se cuide e também faz com que a gente sinta que é importante, que somos lembrados”, diz Paulo Rodrigues, 35 anos, que mora há cinco anos na Cidade.

De acordo com o município, a unidade é levada até os bairros que possuem unidades de saúde, mas que não funcionam como posto fixo de vacinação. Como explica a coordenadora de imunização da prefeitura, Marília Chissolumbre, a iniciativa surgiu justamente para facilitar a vacinação de quem não consegue se deslocar até determinado locais.

“Existe algumas dificuldades das pessoas irem até os pontos fixos de vacinação. Por isso, o vacina móvel auxilia chegar mais perto a vacinação de quem mais precisa”, afirma.

 

A nossa equipe o Prefeito Carlinhos fala sobre este projeto”Nossa vacinação móvel está sendo um sucesso,   estamos fazendo de tudo para facilitar a quem ainda não conseguiu se vacinar contra o coronavírus. Quem ainda não tomou a segunda dose, não esqueça que só ficará imune quando tomar as duas doses. Uma dose de esperança para dias melhores para todos os novogamense, e  vamos vencer esse vírus!” O mesmo continua dizendo em motivo de satisfação  “o trabalho do ‘Vacina Móvel’,    a intenção é chegar a todos,  até porque temos uma cidade dormitório,  está sendo divulgado em todos os veículos de comunicação institucionais,  e carro de som avisando os locais que vai estar instalado, minha preocupação é de toda equipe da saúde a imunizar a população mais rápido possível”  fechar o chefe do poder executivo local .

Para adquirir a imunização necessita-se identificar CPF cartão de vacina e comprovante de residência aos profissionais da ação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *