Manifestantes protestam durante operação do GDF contra lotes irregulares no Gama
Grupo protesta na Avenida Buritis, da Ponte Alta Norte, no Gama, contra operação da DF Legal para derrubada de lotes irregulares na região. Polícia Militar dá apoio à pasta no local
Um grupo de moradores da Ponte Alta Norte do Gama faz protestos, na manhã desta terça-feira (1º/8), contra uma operação da Secretaria de Estado de Proteção da Ordem Urbanística do Distrito Federal (DF Legal) para impedir parcelamentos irregulares de lotes na região. Segundo a pasta, há algumas regiões de condomínios em área inicial de obras, mas sem pessoas morando nas casas.
Por volta das 11h30, a operação ainda não havia começado devido à manifestação dos moradores, que bloquearam a Avenida Buritis com pneus queimados. Eles seguravam faixas com as frases “Ponte Alta não é invasão” e pedindo para que o governador do DF, Ibaneis Rocha, cumpra a promessa de não derrubar obras na Ponte Alta. “Derrubada não, direito à habitação. Vai ter resistência”, grita.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) foi acionada para garantir a realização da operação. Até as 14h, os agentes de fiscalização da DF Legal aguardavam a liberação da via para iniciar a descaracterização do local, que está sem barracos, apenas com demarcação das casas. A via foi desocupada em seguida pelo Batalhão de Policiamento de Choque da Polícia Militar do DF (BPChoque), que segue dando apoio na área à pasta distrital.
Por volta das 12h46, a PMDF informou que o Batalhão de Choque atuou para desobstrução da via a fim de que a DF Legal possa realizar operação de combate ao parcelamento irregular do solo. “Por se tratar de irregularidade ainda em fase inicial, a ação busca desconstituir arruamentos, muros, cercas, obras recém começadas e ligações clandestinas de luz”, diz a corporação.