Mais 4 bares e restaurantes do DF são flagrados furtando energia no DF
De acordo com as contas da Neoenergia, mais de 1 milhão de quilowatts teriam sido furtados pelos estabelecimentos
A Neoenergia Distribuição Brasília flagrou, em mais uma fase da Operação Happy Hour, quatro restaurantes no Distrito Federal supostamente furtando energia elétrica. De acordo com a empresa, os “gatos” foram detectados na Churrascaria Estrela do Sul (107 Sul), Dom Phelipo (113 Sul), Fausto & Manoel (406 Sul) e Villa Carioca (Águas Claras). O rombo teria ultrapassado a marca 1 milhão de quilowatts.
O volume de energia recuperado é equivalente ao consumo de aproximadamente 5.800 residências por um mês. No total, os débitos dos estabelecimentos são de aproximadamente R$ 790 mil. De acordo com a Neoenergia, toda a energia não medida e consumida será cobrada por meio de processo administrativo.
As irregularidades foram retiradas e as constatações serão enviadas à Polícia Civil (PCDF) para que os responsáveis respondam em âmbito criminal. “Nosso time está na rua e temos intensificado as fiscalizações para seguirmos firmes no propósito de combater o furto de energia elétrica”, explica o gerente de Proteção da Receita da Neoenergia Brasília, Luiz Paulo Marinho.
Assim como o que aconteceu na primeira fase da Operação Happy Hour, quando o bar Responsa teve o furto de energia constatado, os alvos da operação foram mapeados após análise de um centro de inteligência.
Naquele caso, segundo a empresa, o “gato” praticado pelo estabelecimento resultou no desvio de 250 mil quilowatts, o necessário para abastecer 1,4 mil casas populares por cerca de um mês.
O que dizem os restaurantes
Procurado, o Villa Carioca, por meio da advogada Juliana Vieira, informou que não foi notificado de qualquer irregularidade. “O que nós temos é um termo de ocorrência em que o nosso relógio foi retirado para análise. É impossível que em poucas horas eles tenham analisado e chegado a essa conclusão”, explica.
Ainda de acordo com a advogada, é surpreendente que algo fora do padrão possa ter sido visualizado. “Nós estávamos no momento da fiscalização e estávamos tranquilas com relação ao processo. Não faz sentido essa conclusão”, lamenta.
O Fausto & Manoel da Asa Sul preferiu não se posicionar na noite dessa quarta-feira (3/8) e pediu para que fossem procurados novamente em horário comercial.
Não foi possível contato com o Dom Phelipo e a Estrela do Sul.