A DRCA indiciou o autor pelos dois crimes de maus-tratos, conforme o artigo 32, §1-A, da Lei 9.605/98, e investiga a participação de outros envolvidos nos atos criminosos
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Contra os Animais (DRCA), identificou e indiciou um homem de 25 anos pelo envolvimento em dois episódios de maus-tratos a animais, ambos amplamente divulgados nas redes sociais e que geraram grande repercussão.
Em um dos casos, o investigado invadiu o recinto do elefante-africano no Jardim Zoológico de Brasília, agindo de forma imprudente e provocadora com o animal. Esse ato causou estresse ao elefante, podendo comprometer sua saúde e prejudicar sua rotina de bem-estar. Além de colocar em risco sua própria segurança, a atitude causou preocupação na equipe técnica do zoológico, que se viu ameaçada pela ação imprudente do autor.
Em outro episódio, o mesmo homem foi filmado arremessando um cão da raça American Bully dentro de uma piscina, resultando em um afogamento momentâneo do animal. O cão foi retirado da água por um dos presentes. Esse ato também foi gravemente divulgado nas redes sociais, e a PCDF apura as circunstâncias do crime.