Forte chuvas trouxe estragos em Valparaíso:
Prefeito Pábio Mossoró diz que pontos afetados vão passar por manutenção, afirmou que investimentos serão feitos nas estruturas
O temporal que atingiu o Entorno do Distrito Federal nesta quinta-feira (22) deixou estragos em Valparaíso de Goiás . Momentos forem registrados em diferentes locais do município, Corpo de Bombeiros recomenda população a evitar locais alagados.
As ruas de Valparaíso de Goiás, entorno do Distrito Federal, ficaram inundadas com a chuva desta. Diversos registros foram feitos pelos moradores, onde mostram pessoas e carros sendo arrastados pela enxurrada deixou estragos. Segundo o Corpo de Bombeiros do município, os militares estão atuando na medida do possível para auxiliar a população, e recomenda que as pessoas evitem regiões alagadas.
O prefeito da região, Pábio Mossoró, afirmou que os pontos afetados estão sendo monitorados e vão passar por manutenção. O gestor também afirmou que investimentos serão feitos nas estruturas prejudicadas.
Motociclista é derrubado e arrastado pela enxurrada na tarde por volta das 16h00, em nosso município, que fica nas margens da BR-040. O momento foi gravado por pessoas que estavam nas proximidades. Nas imagens é possível ver passageiros segurando a pessoa para que ela não seja arrastada pela água.
A mulher é arrastada por correnteza, motoqueiro é salvo por moradores, as fortes chuvas que caíram em Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental, causaram estragos e assustaram a população… Vídeos obtidos pela reportagem mostram o desespero das pessoas ao verem uma mulher sendo arrastada pela correnteza e um motoqueiro sendo salvo graças a um cordão humano. Nesta manhã, o Inmet emitiu alerta laranja.
Outro vídeo registrado pelos moradores locais é de uma mulher sendo levada pela correnteza, no Bairro Cruzeiro do Sul. “A mulher está sendo arrastada. Corre, corre”, grita uma moradora que pede por ajuda.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até as 17h de hoje, as duas estações meteorológicas do Novo Gama (GO), registraram um total de 25mm de precipitação. Nesta manhã, o Inmet emitiu alerta laranja para ventos intensos (60 a 100km/h), queda de granizo, riscos de corte energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
O aviso é válido até às 11h desta sexta-feira (23/3). “Valparaíso é uma área com muita instabilidade. Então, essa chuva vem em forma de pancada, rajada de vento e até risco de granizo”, explicou o meteorologista Heráclio Alves. A previsão, segundo o especialista, é de que as precipitações na região continuem, pelo menos, até o final da semana.
Um morador que não quis se identificar contou ter presenciado a cena. Segundo ele, a moto do homem ficou presa no ônibus e as pessoas que estavam no transporte, ao verem que ele estava sendo arrastado, o seguraram.
Prefeito Pábio Mossoró ( MDB-GO) disse, “já monitoramos todos esses pontos, existe projetos em execução para poder de forma definitivamente resolver a questão das drenagens desses pontos críticos, como no Setor de Chácaras, Anhanguera, nas margens da BR 040, é através de um financiamento que a prefeitura está fazendo nós vamos sanar definitivamente essas questões. E importante ressaltar que esses locais críticos, recomendamos a população não enfrentar essas correntezas para não se arriscar. Devido a água que vem da cidade vizinha Santa Maria-DF, acaba descendo um volume grande de água e deixando esses pontos cada vez mais críticos…eu tenho dois anos de mandato e não vou fugir das minhas responsabilidades, jamais irei enganar ou mentir para a população de Valparaíso, assumimos uma Prefeitura que tinha muitas dívidas e graças a Deus, comunidade reconheceu na pessoa do prefeito Pábio a recondução desse processo, os investimentos que o município vai receber nos próximos anos na captação de água para definitivamente a gente resolver esses problemas a cada ano nesse período chuvoso acarreta a nossa população. O problema foi em toda região do Entorno, porque há muitos anos as cidades não tinha investimentos adequado, na nossa administração todos os bairros que estamos fazendo investimento com drenagem de águas pluviais os asfalto são de qualidade”, falou o gestor municipal.
A marginal da BR 040, como ocorre há quase 20 anos, foi uma das mais prejudicadas, e a situação ali mostra que os alagamentos estão aumentando cada vez, trazendo sérios riscos aos motoristas, especialmente à altura dos atacadões Asaí e Costa, onde há um canal de concreto para canalizar a água a céu aberto. Não há por ali, nenhuma proteção na lateral da BR 040, onde passam centenas de carros e até mesmo pessoas paralelamente ao canal.