Falta de vacinas contra a covid-19 “D1”: os riscos da interrupção da campanha de vacinação no Entorno Sul de Brasília
Por Miqueias Vinicius
População Ativa
Postado 18/08/2021 às 14: 41
Valparaíso de Goiás, teria capacidade de vacinar aproximadamente 87 % da sua população adulta como a 3 (terceira) maior cidade do Entorno Sul de Brasília, mais de 170 mil habitantes, uma média de 3 mil pessoas por dia, algo que aconteceu somente no único dia (18/08) que aplicou às 3 mil doses. Mas até o momento o ritmo lento apenas vacinou somente 115.024 , nos últimos sete dias, a campanha de enfrentamento da Valparaíso registrou a aplicação de 16.600 doses, principalmente, no público jovem, 2. 285 pessoas vacinadas ao dia abaixo da média.
Como péssimo exemplo durante toda pandemia, Valparaíso de Goiás foi alvo várias vezes polêmicas no Estado, como exemplo a Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) divulgou um comunicado alertando que as unidades de saúde associadas estão com UTIs para pacientes com Covid-19 lotadas. Na rede pública, essa ocupação é de 92% a pouco mais de 3 meses. Segundo o órgão, o sistema chegou ao limite na sexta-feira, e continua na mesma situação nesta manhã, incluindo Valparaíso de Goiás.
Secretaria de Saúde usou como critério número estimado de habitantes de cada município. As 18 regionais do órgão receberam as doses. entre os 246 municípios goianos. A Secretaria Estadual de Saúde, segundo a pasta, o critério usado para saber quantas vacinas iriam para cada cidade foi o número estimado de pessoas que se encaixam nos critérios da primeira fase em cada município, baseado nas campanhas de vacinação recentes.
Valparaíso de Goiás, segue um verdadeiro estado de calamidade, erros em falta de transparência é investimento do poder público, Valparaíso não tem uma única UTI, a mesma Cidade quê recebeu 30 milhões da Covid-19, repasses do Governo Federal.
Uma das maiores Cidades do Entorno Sul de Brasília, município sem capacidade de suportar pacientes contaminados pelo vírus, chegou no limite às cidades acolhedoras de nossos pacientes.
Nos últimos dias, foi anunciado por veículos de comunicação independentes de diversas regiões da cidade anunciaram que iriam paralisar a imunização contra a covid-19. O motivo é a falta de doses para seguir protegendo os grupos prioritários da primeira fase da campanha, que inclui idades mais avançadas .
De acordo com as últimas informações, diversos outros locais na cidade já estão com o estoque encerrado ou possuem uma quantia reduzida que cobre apenas os próximos dias.
A situação já era esperada, visto que até o momento não concluiu a segunda dose ” D2″ antecipando as idades mas não concluiu as etapas em Valparaíso.
Já em Novo Gama iniciou-se a vacinação para público de 18 anos e acima nesta terça-feira (17), das 08 às 17h, no Ginásio Poliesportivo de Novo Gama e Ginásio de Esportes Lago Azul. A vacinação para a segunda dose acontece no Ginásio de Esportes Marcelo Viana e Ginásio de Esportes Lago Azul.
Aproveitando o momento social de famílias em situação de vulnerabilidade, a Prefeitura também estimular a campanha, ao se vacinar, se puder, doe 1kg de alimento não perecível e ajude quem precisa. “Vacina salva vidas, a sua doação também!”
O Prefeito Carlinhos do Mangão( PL) diz ” Já iniciamos 18 anos, só fazemos as coisas com Seguranca não adianta antecipar idade e não ter doses suficientes , estamos fazendo com planejamento e estamos no caminho certo avançando ” indagou o gestor da cidade.
Já o município de Novo Gama segue a média diária das tapas, a cidade com número de habitantes menor que Valparaíso, tem seu estoque 10 mim dosss ” D1″, recebendo mais 5 mil do Governo do Estado, segundo vacinometro de Novo Gama são 21.978 vacinadas, em uma população de 95.018 habitantes.
Perguntado sobre a situação de Valparaíso de Goiás ele apenas escreveu” lamentável é complicado, tudo se faz com planejamento ”
Em sua página oficial da prefeitura de Valparaíso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a partir desta segunda-feira, 16 de agosto, a vacinação contra Covid-19 com a primeira dose será temporariamente suspensa.
” Neste momento, o município de Valparaíso de Goiás vacina pessoas de 18 anos ou mais. A imunização com a segunda dose prossegue sendo realizada normalmente, na UBS Etapa C e Ginásio Poliesportivo do Jardim Oriente. Inclusive, para gestantes e puérperas em até 45 dias pós-parto.” Mas não deixou claro o porquê a falta de vacinas e se faltou planejamento e organização.
Situação em que moradores de Valparaíso Goiás podem está indo para Novo Gama para tomar dose ” D1″ já que a cidade Valparaíso encontra-se com dificuldade de vacinar até mesmo a segunda dose. E quanto isso a população fica sem saber o que está acontecendo por falta de transparência do gestor Prefeito pabio Mossoró ( MDB) .