Com sintomas de covid, paciente reclama de demora para atendimento no CAIS
Paciente diz que chegou na unidade às 20h00 com sintomas de covid e ficou até às 22h30 não foi atendido.
14/07/2021 12:30
Sem conseguir marcar teste de covid-19 por telefone, o Marcelo, 30 anos, decidiu nesta terça-feira (13) procurar o CAIS na verdade deveríamos chamar de ” CAOS ” (Centro de Atendimento Emergêncial ) Valparaízo2, bairro de Valparaíso de Goiás, ao tentar uma consulta médica para fazer o exame, mas espera há mais de 2 horas por atendimento no local.
Em contato com a nossa redação ele fala ” olá, cara tem como você publicar uma indignação minha? Fui para o CAIS hoje muito ruim com suspeita de Covid, cheguei la ruim demais, é fiquei 15mim.. esperando a recepcionista fazer as fichas aparecer… Depois que eu fiz a ficha, esperei por mais de2h00 e nada de ser atendido. Um monte de pacientes passando na frente, e quando os pacientes que estavam la a muito tempo foi reclamar para mulher da recepção, a mesma falou que tinha que esperar e quem passava na frente era prioridade” O paciente continua ” chegou um guarda municipal e ficou la do lado dela na intenção de intimidar quem fosse reclamar como assim? A saúde do Valparaíso ta uma merda eu nao aguentei esperar e vim embora começou me dar febre e tava muito ruim vim pra casa” escreve para nossa redação o cidadão revoltado com a unidade .
A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
O paciente ainda reforça sua indignação ” O meu exame está marcado para fazer amanhã de manhã às 10h00 em uma clínicaparticular (14) más pelos sintomas tudo indica que sim estou contaminado, eu nao sinto mais cheiro, to com febre toda hora,dor no corpo, e sem conseguir me alimentar, eu estou muito ruim… Alguém tem que dar um jeito porque está muito difícil. Até com Covid-19 procura atendimento aqui e não consegue em uma pandemia imaginao o resto”
Através do mesmo outro paciente (a), entrou contato e relatou tamanho o caos ” Eu sou usaria da rede pública de nossa Cidade, eu já estava lá a 2horas antes deste outro paciente e não fui chamado fomos reclamar até a mulher falava que estava atendendo por prioridade, eu estava esperando pra tirar ponto porque levei uma mordida de cachorro, ainda digo mais esses dias e nao tinha injeção ai tive que ir pra Santa Maria-DF” na sua narrativa conta outra maradora .
Tentamos contato até o fechamento da matéria com o chefe do poder executivo municipal Prefeito Pábio Mossoró ( MDB), más não tivemos resposta até exato momento.