Seja bem-vindo. 23 de dezembro de 2024 16:05
Previous slide
Next slide

Bem-vindo, verão! A nova estação promete aumento de umidade e chuvas constantes

Bem-vindo, verão! A nova estação promete aumento de umidade e chuvas constantes

Às 12h59 desta terça-feira, os brasilienses saúdam a chegada do verão, que trará dias mais longos, noites mais curtas e temperaturas mais altas. Prepare guarda-chuva e protetor solar

O hemisfério sul dá as boas-vindas ao verão, nesta terça-feira (21/12), às 12h59. A estação vai até 20 de março de 2022. A estação mais quente do ano garante dias mais longos do que as noites, além de aumento das temperaturas e da umidade e chuvas mais constantes. Nessa junção de chuva a qualquer momento e altas temperaturas, o recomendado é evitar a exposição ao sol nos momentos mais quentes do dia e não esquecer do protetor solar.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é que a estação tenha chuvas constantes, principalmente no fim deste mês de dezembro, que é o mais chuvoso do ano. Cléber Souza, meteorologista do Inmet, destaca: “hoje teremos muitas nuvens pela manhã e, pelo aquecimento durante o dia, pode haver pancadas de chuva mais fortes durante a tarde”.
A mínima registrada na capital do país foi de 18ºC e a máxima prevista é de 28ºC. Enquanto isso, a umidade relativa do ar varia entre 95% e 50%. O Distrito Federal continua em alerta laranja, de risco de chuvas intensas, com ventos que podem chegar a 100 km/h. O aviso vale até as 11h desta terça-feira, mas, na avaliação de Cléber Souza, deverá ser renovado pelo Inmet por mais 24 horas devido ao cenário de chuvas intensas.

Segundo o meteorologista, a região em que choveu mais intensamente, nesta segunda-feira (20/12), foi o Paranoá. “Ontem, choveu em uma hora 46mm, o que representa uma chuva muito forte, porque quantificamos pelo volume e pelo período de tempo da chuva. A tendência é seguir esse curso, porque o sistema de baixa pressão deve continuar canalizando a umidade da Amazônia para cá (DF), por isso as temperaturas caem e tem uma alta cobertura de nuvens”, pontua.

Fique atento:

Em caso de rajadas de ventos não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;

Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;

Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia, sempre que possível;

Em caso de dúvida, acione a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *