Ala do governo ‘frita’ Zeli Fritsche, e Câmara de Vereadores vê eleição como entrave para base
Um dos principais motivos é que as principais bandeiras de Zeli não vão ao encontro do que os políticos – especialmente da base aliada do prefeito Pábio Mossoró(MDB) no Parlamento – buscam num ano eleitoral.
Segundo um vereador aliado do governo na Câmara, sob reserva, o “instinto de sobrevivência é grande”, e os Vereadores “não vão aceitar nada que possa respingar na eleição”. Ou seja, os parlamentares não querem melindrar potenciais eleitores que possam ser afetados pelas ideias de Zeli às poucas até momento em 5 (cinco), anos como vice chefe do poder executivo… a mesma não conseguiu colocar em prática um Abrigo para animais no bairro Parque Marajo, e olha que bandeira principal de sua defesa, imagina um projeto mais ambicioso tamanho a cidade de Valparaíso de Goiás aos olhos do Estado? São quase 6 anos como vice qual legado a não ser polêmica.
A Zeli como vice prefeita não propôs uma reforma administrativa, que seria importante para o governo, hoje não tem a menor possibilidade de ser votada. Todos os projetos agora que o governo tentar propor para tentar decolar nome de Zeli serão impopulares, que não vêm para dar, vêm para tirar. Isso seria um suicídio num ano eleitoral, o tempo é curto e nisso falta articulação política e centralização da máquina…
Temos 13 Vereadores na casa de leis, entre estes parlamentares não se viu nos últimos dois anos nenhum se pronunciar e declarar apoio a pré-candidatura de Dr. Zeli, pelo ao contrário a casa de leis tem um pré candidato a deputado estadual o Vereador Tião da Padaria, do mesmo partido de Zeli. A maré anda tão contra Zeli, que até vereador Flávio Lopes MDB, o vereador mais fiel a Mossoró o mesmo chegou-se a cogitar em colocar seu nome como pré candidato a deputado estadual para disputa deste ano 2022, mesmo sabendo que já cogitava o nome da vice como possível candidata.
Já pelo governo o Secretário de Governo Dr. Roberto Martins do PODEMOS, o homem principal e responsável pela articulação entre os poderes executivo e legislativo, também é pré-candidato a deputado estadual pelo Estado de Goiás, Roberto vem fazendo diversas reuniões até mesmo com membros de alto escalão da gestão municipal no uso da máquina, para obter uma sobrevivência política no processo até mesmo atrapalhando a vida política de Zeli.
A pré-candidata, contudo, enfrenta uma série de obstáculos no xadrez político. A começar pelo próprio MDB, especialmente em partes das lideranças partidárias como do seu ex-partido PDT, como o Secretário de Cultura Ricardo Viana que já declarou apoio à seu futuro candidato a deputado estadual o esposo da Deputada Federal Flávia Moraes. “Não vejo grande entusiasmo nessa candidatura da Dr. Zeli”, diz um outro vereador ao observa todo cenário ao longo dos últimos dois anos.
Ainda tem o deputado Wilde Cambão, mandatário que vem para reeleição, o legislador já enviou diversas emendas parlamentares para Valparaíso de Goiás, sendo que o mesmo é natural de Luziânia-Goiás, onde também é o seu maior berço eleitoral, más em Valparaíso terá grandes apoios de lideranças do governo e também da Câmara de Vereadores, deixando o espaço ainda mais estreito para Zeli no atual cenário político.
Tudo isso Prefeito Pábio Mossoró, venho deixando acontecer abertamente toda está situação deixando o espaço aberto para todos ao não se posicionar, não sentimos nos últimos meses aquela pegada do governo, uma mobilização da máquina ou aquele desejo em clamor pelo nome de Zeli do seu próprio grupo.. tudo tanto a oposição quanto a situação tem observado em cada dia mais ficando descrente da candidatura de Zeli. Não existe grandes partições de Zeli em grandes eventos como destaque, Roberto, e Cambão tem muito mais destaque no governo em suas possíveis candidaturas que a vice, juntamente com Tião da Padaria que vem correndo por fora de forma crescente buscando destaque no cenário.
A falta de articulação política da vice-prefeita dificulta a aproximação falta de clamor de aliados, e cada vez mais afasta uma ligação sua em um elo entre a sua figura pública e a sociedade. Más fica uma pergunta porque esse enfraquecimento ao nome da candidatura de Zeli, quando será que o prefeito vai se posicionar? Uma coisa é fato o tempo é curto para ela decolar está mais para estacionar do que o prefeito Pábio se posicionar, Tião da Padaria disse em entrevista que Mossoró tem que se posicionar quem ele vai apoiar.
O que a população observa é que a situação está ficando estreita e constrangedora para o governo que parece estar perdido ou será que tudo isso é proposital para ninguém crescer politicamente!? A crise está instalada e a base está dividida nome da Dr. Zeli Fritsche não consolida. Vem muitas coisas nos próximos dias, aguardem!!
Os escolhidos para concorrer aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador, deputado federal, deputado estadual e distrital devem ser registrados na Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto. O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 2 de outubro e, eventual segundo turno, no dia 30 do mesmo mês.
Segundo o artigo 87 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), só podem concorrer às eleições as candidatas e candidatos que estiverem filiados a um partido político. Uma vez que cada legenda possui inúmeras filiadas e filiados, é necessário escolher entre eles, em convenção partidária, aqueles que se disputarão os cargos eletivos.