A falta de planejamento das gestões passadas, causa danos e prejuízos, após chuva derrubar muro e água invadir condomínio durante temporal em Valparaíso de Goiás
A prefeitura tem alertado moradores da cidade sobre as fortes chuvas na cidade, e nesta sexta feira 30/12 ela deixou um rastro de destruição por onde passou.
O muro de um condomínio desabou durante uma chuva nesta sexta-feira (30) e a água invadiu a rua e casas do local, no bairro Setor de Chácaras Anhanguera, em Valparaíso de Goiás. Imagens mostram o desespero de uma moradora mostrando que o local se transformou praticamente em um rio (veja acima). Um carro ficou destruído após partes do muro caírem sobre.
O cenário foi registrado por várias pessoas, que através de vídeos ficaram assustados com a queda de um dos muros do condomínio Flórida localizado no setor de chácaras anhanguera ” A”, local que ficou crítico.
Isso é uma situação que reflete hoje, más acontece que esta tragédia o erro ficou lá trás nos governos da ex- prefeita pelo (PSDB), Lêda Borges que é atual deputada estadual eleita deputada federal, juntamente com a também com ex- prefeita Lucimar Nascimento ( PT), a expansão Imobiliária tomou de conta da cidade e o poder público não acompanhou com infraestrutura em saneamento básico, mobilidade urbana, deixou as construtoras deita e rolar com diversas irregularidades e uma total omissão da administração pública, a troco de que ? Reeleição que não foi, custou caro más quem pagou foi o povo… como se fala no dizer popular a ‘natureza não aceita desaforo’.
De acordo com morador, que reside na Avenida Rio de Janeiro, relata que mora no Anhanguera a 13 anos e conhece esta realidade de outros carnavais, e citou a deputada Lêda Borges cono exemplo, ” A deputada Leda foi prefeita e este problema começou na gestão dela, más a mesma nunca enviou uma Emenda parlamentar para amenizar esses problemas, não existe uma construção de galerias de drenagem dimensionadas, o problema continua a ninguém faz nada”, conclui morador revoltado que sabe que está falando e de quem fala.
Uma outra moradora diz no vídeo acima, “Olha a situação que está o condomínio. Sai prefeito e entra prefeito e ninguém faz porcaria nenhuma. É desesperador uma situação dessa, estamos torcendo que atual resolva”.
Logo em seguida, a Crislayne Duarte é moradora do condomínio e disse que o muro cedeu por volta de 12h50. Como as casas ficam em um nível abaixo da rua, a água invadiu rapidamente o local, formando uma cascata.
“Foi um desespero total, porque veio muita água, foi aquela apreensão, medo da água entrar nas residências. Graças a Deus, na minha não entrou, nas residências próximas aos muros sim, estão enlameadas. Dois carros deram perca, um deu perca total e o outro ainda não se sabe”, contou.
Nota da Prefeitura de Valparaíso
A Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Serviços e o Governo de Valparaíso de Goiás informam que estão com equipes de trabalho em regime de plantão nos vários pontos afetados pelas fortes chuvas que acometeram nosso município e outras cidades do entorno sul. Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e equipes técnicas da pasta foram acionados para avaliar os danos estruturais e para promover a mitigação dos estragos. “Lamentamos pelo ocorrido e reafirmamos nosso compromisso de muito trabalho e empenho pela nossa população. Destacamos que as obras de drenagem de águas pluviais já estão licitadas e com recurso garantido para execução. Essas obras irão evitar que incidentes como esses voltem a assolar nossa cidade”. Sabemos que temos muito que avançar, mas juntos enfrentaremos essa fatalidade.” concluiu Secretário.
A prefeitura municipal de Valparaíso de Goiás, licitou a contratação de serviço para amenizar os problemas deste bairro que é um gargalo, que será feito investimentos de saneamento básico nos próximos anos .