Seja bem-vindo. 23 de dezembro de 2024 08:50
Previous slide
Next slide

Vídeo: Moradora denuncia que a prefeitura pode não ter vacinas suficientes, eles pública uma coisa más na realidade e outra relata paciente

Relatos de moradores apontam que a vacinação na UBS da Etapa C ao lado do Centro Esportivo “Céu das Artes”, paciente registra ter ficado desde às   11h00 da manhã (11/08) na fila no Valparaíso I, foi surpreendida após esperar este tempo todo e ser interrompida a vacinação por volta das 15h20 do mesmo, antes do horário estabelecido pela própria prefeitura conforme mostra no portal horário divulgado de segunda a sexta 8h00 as 17h00 ,  restando ainda cerca de 50 carros na fila, num exemplo de problemas na gestão da campanha.

Por População Ativa

Postado 13h23 13/08/2021

Covid: em Valparaíso-GO, pode acontecer uma possível paralisação aplicação da 1ª dose da vacina para adolescentes moradora relata falhas na organização.

Segundo a Prefeitura, início da imunização da faixa etária de 18 anos para cima, más depende do envio de mais vacinas por parte do estado. Governo de Goiás .

 

Moradora denuncia problemas na campanha

Uma moradora q relatou ao nosso site População Ativa, uma série de problemas na campanha de vacinação na cidade. Entre as reclamações, já houve até falta de doses e de organização nos pontos de vacinação.

De acordo com a moradora, que não quis ser identificada diz  “Um amigo meu foi para a fila da vacina e depois testou positivo para a Covid-19. É difícil a gente afirmar, mas provavelmente ele pegou no postinho, porque é o postinho que também faz testes e  exames de Covid”, diz.
Ainda de acordo com a mulher, não é necessário o agendamento, moradores precisam encarar longas filas, inclusive de madrugada, para conseguir receber a vacina.
Por fim, ela disse que um tio, de 48 anos e pré-diabético, está há duas semanas tentou ser imunizado, mas com muita dificuldade conseguiu .

Sara moradora do vídeo de 26 anos escreveu ” Eles liberou as idades de 25 anos até 18 só pra tumultuar, se você ver o Ginásio de Esportes do bairro Jardim Oriente as pessoas na fila no sol quente, eles só liberou a idade de 18 pra dizer que valparaiso está avançando rápido na vacinação más essa parte eles não mostra, eu particularmente vou voltar lá amanhã dia (12) de madrugada vou filmar novamente porque disseram lá que tem que ir de madrugada pra conseguir”  disse no dia do acontecido a cidadã.

Mas também no outro dia seguinte ela voltou a nos procurar e fala ” Desculpa a demora eu estava na fila novamente hoje, até que fim consegui vacinar… Cheguei lá as 5h00 da manhã peguei a senha número 197, descaso tudo isso não passa de marketing e propaganda ”

Ao contrário do que publica as redes sociais oficiais do Governo Municipal de Valparaíso, e do próprio prefeito Pábio Mossoró (MDB), a cidade tem uma das piores coberturas vacinais contra a Covid-19 do estado de Goiás, em detrimento do avanço das faixas etárias permitidas pela campanha de imunização contra a doença.
“A nossa campanha de vacinação contra Covid-19 continua sendo um sucesso. Avançamos e começamos a imunizar pessoas a partir de 18 anos“, diz uma publicação do Governo de Valparaíso, que despreza a verdadeira posição da cidade no Ranking estadual.
Valparaíso está em 14º lugar entre os 15 maiores municípios goianos, atingindo apenas 42,35% de cobertura vacinal com a 1ª dose, mesmo tendo reduzido a idade vacinável para 18 anos.
Catalão, por exemplo, que atualmente está vacinando moradores com 32 anos ou mais, já aplicou a 1ª dose de imunizantes contra o coronavírus em 49,96% da sua população e a média estadual está em torno de 51%.
Os dados são do Painel da Covid-19, mantido pela Secretaria de Estado da Saúde, atualizado nesta quarta-feira (11) às 08h16.
Segundo especialistas, o sucesso da campanha de vacinação está ligada diretamente ás estratégias da gestão dos Planos de Imunização das cidades, onde poderia estar a dificuldade de Valparaíso em avançar na cobertura vacinal no município.

Com colaboração do jornal Opinião do Entorno um especialista fala sobre o caso;

“No caso de Valparaíso, o problema deve ser de gestão da campanha (de vacinação). A cidade liberou praticamente todas as faixas etárias para se vacinar e mesmo assim está nas últimas posições de cobertura vacinal“, disse a infectologista Sarah Sacco.

Para o sucesso de uma campanha de vacinação é preciso um conjunto de ações, entre elas a organização, a disponibilização de postos de atendimento próximos ao público e o esclarecimento em massa, o que não parece estar acontecendo em Valparaíso. A vacinação está sendo feita em apenas dois endereços, o que gera grandes filas, desestimulando a população, além de campanhas de esclarecimentos eficientes“, completou a especialista.

 

Questionada que diz a Secretaria Municipal de Saúde

Segundo  Rosangela Palácio Secretaria de Saúde de Valparaíso fala” Eu entendi dependendo do tamanho da fila encerra antes para não passar das 17h o atendimento, às profissionais que controlam as filas o horário são segunda a sexta 8h00 as 17h00″

Mas ao contrário que está registrado nos vídeos,   quem está controlado é,  a Guarda Municipal,  e também não dito nem divulgado pela Prefeitura que está tendo senhas para vacinas, que dá entender que as vacinas podem sim está sendo regradas .

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *