Seja bem-vindo. 22 de dezembro de 2024 01:32
Previous slide
Next slide

Escolinha de futebol feminino faz sucesso e trás inovação no Esporte de Valparaíso

Escolinha de futebol feminino faz sucesso no Valparaíso

Apesar do sucesso, conquistas e de ter a melhor jogadora do mundo em todos os tempos, o futebol feminino ainda luta por maior espaço e valorização no Brasil, em Valparaíso não é diferente pela primeira na história podemos dizer que “Tabu” pode ser quebrado Futebol de nosso município.

Postada em 03 /10/2021 às 11h58,  é atualizada em 03/10/2021 às 12h05

Por População; Miqueias Vinicius

Os treinos acontecem no Campo sintético Ribamar Profiro do bairro Jardins Céu Azul Valparaíso, de Terça-feira às 16:00 às 17:30,  Quinta-feira 16:00 as 17:00, às vagas são inlimitadas, é são divididos por faixa etária, com turmas para crianças, adolescentes e adultas origem de  sua inauguração  em  10/08/2021.

Responsável é idealizador do projeto, também atleta da Cidade com nome de Hewerton Pereira fulgor “TonTon”, ele afirma que o intuito de instalar o futebol feminino foi dá mais visibilidade no Município e revelar atletas para cenário,  seja ele nacional e internacional, coloca que o apoio dos comerciantes do Município é de suma importância.

Números e resultados

Com apenas um  único mês de trabalho,  a equipe já foram convidados a participar do F.U.T.FEM.  Na Competição o time ‘Meninas do Val’ no futebol feminino do Distrito Federal, onde a primeira partida não veio com a vitória, e sim com a derrota de um placar apertado o jogo acirrado,  Meninas do Val 03x 04 ADC BSB, a partida aconteceu no Campo Sintético do Recanto das Emas,   ambas fizeram uma bela partida…. o campeonato da capital Federal GDF,  às guerreiras  Meninas do Val está representando o Valparaíso no cenário ao  futebol feminino do DF.

                        Cuidados sanitários

Em meio à pandemia, as aulas seguem os cuidados sanitários recomendados pelos os  infectologista do município.

“A carreira de um jogador termina. Tendo a possibilidade de continuar no local pelo qual você tem paixão é uma oportunidade dos dois lados. Oportunidade para o atleta fazer sua transição e ter alguém que fornece a oportunidade de se formar ou na área técnica ou na de gestão criando uma carreira de mais longo prazo que não seja só a carreira de jogador todo mundo ganha com isso. Sentar na cadeira é parte fundamental de ser um bom formador, treinador”, completa o dirigente.

A falta de apoio ao futebol feminino em Goiás é especialmente em Valparaíso,  está ligada diretamente ao preconceito que existe sobre a mulher, quando esta ainda está a praticar, na escola, as aulas de educação física. Esta é a avaliação feita pelo professor de futebol César Salomão Lopes . Segundo ele, o desenvolvimento da modalidade deveria acontecer desde a base. Contudo, a realidade é bem diferente.

“O que acontece nas escolas é uma exclusão da mulher do futebol. Em 90% dos casos, quem tem o direito de jogar bola são os homens, enquanto as garotas são levadas a pular corda e brincar com bambolê, aprendendo desde muito novas que futebol não é esporte para elas, o que, na verdade, é um grande machismo”, analisou.
De acordo com o treinador Ricardo, o fato de as garotas serem obrigadas a dividir o campo com os meninos aumenta a responsabilidade de quem está comandando as atividades, devido aos cuidados diferenciados entre um e outro, principalmente com relação aos aspectos emocional e hormonal.
Exemplos de preconceito desigualdade,  nossa redação assistiu a uma entrevista da Gazetaweb,  de Milene  que afirmou ao veículo, que chegou a ser ofendida na escola por gostar de jogar futebol. “Algumas amigas me chamavam de “Maria Homem” porque eu jogava bola com os meninos em vez de brincar com elas. Isso me deixou triste e quase desisti de jogar, mas, depois, aprendi a não dar importância ao que diziam”, contou.
                              Como isso surgiu
Hewerton Pereira (TonTon), foi entrevistado e falou sobre o projeto e a satisfação ” O Projeto futebol feminino, venho surgir agora em 2021,essa ideia  foi ao meu ver em momento oportuno aqui no  Distrito Jardins Céu Azul,  tem muitos times masculinos,  más cadê os femininos !? Foi quando abriu um leque a  importância de um projeto para essa classe do Futebol.” Ao ser questionado qual o objetivo e metas, ele fala    “A meta maior a ser alcançada,  e ver o cenário do futebol feminino aqui em Valparaíso ir  além disso,  poder dar uma visibilidade e bem-estar também para elas,  é quem sabe tirar daqui uma das meninas para um time bem estruturado e assim mudando e vida” emocionado fala .
                  O que e presenciado no dia dia delas
” Às vezes muitas atletas não tem nada em sua casa,  e vem para um projeto como esse na forma de obter uma ajuda, seja ela financeiro,  ou até mesmo psicológico, muitas famílias podem ser ajudadas. ” conclui Ton Ton.
O Hewerton falou que sempre amou o futebol,  e hoje que retribui isso as pessoas… a parte integrante do projeto de futebol,  lançado é criado há este ano de 2021,   pelo  professor  Carlos Alberto,    Geraldo Amorim “Neném do Park”,  Hewerton Pereira o” TonTon”, este projeto é dedicado às meninas e mulheres, com turmas femininas de diferentes idades. Os treinos acontecem  para crianças, adolescentes e adultas.
Ainda mantemos  a opinião de ser surreal a idéia de obrigar que clubes criem o departamento de futebol feminino. Isso não é promover o esporte. Os custos de um jogo profissional ficam por volta de 60 mil a 100 mil reais. O Santos Futebol Clube teve a Marta um time feminino e um tri campeonato da Libertadores feminina e isso foi recente, e teve que se desfazer do projeto pois dava prejuízo.
O futebol feminino merece mais carinho, o que se espera pelas atletas, pelas torcedoras, pelas comunicadoras e por todos aqueles que admiram o trabalho realizado em campo pelas mulheres, um futuro mais igualitário, valorizando o seu potencial e promovendo as mesmas oportunidades entre todos em um esporte que é tão fascinante e une o mundo inteiro.
Parabenizamos a todos os envolvidos,  por este projeto que pode salvar muitas vidas, e atrair meninas de nosso município, despertando seus talentos e mostrando para Valparaíso,  e,  o mundo que o futebol feminino é arte.

8 respostas para “Escolinha de futebol feminino faz sucesso e trás inovação no Esporte de Valparaíso”

  1. Projeto excelente que dá gosto de ver, parabéns aos professores pela iniciativa e a todas as atletas que se dedicam para a cada dia melhorar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *