Seja bem-vindo. 26 de dezembro de 2024 12:42
Previous slide
Next slide

Em Valparaíso, funcionários da zoonóses são ameaçados de Morte por capturar cavalos soltos pela cidade

Além de atrapalhar o trânsito da cidade e colocar a vida de terceiros em risco, eles rasgão sacolas de lixeiras espalhando lixos pela cidade.

Quem anda pelas ruas de Valparaíso já se deparou com eles, equinos, ou seja cavalos, éguas animais andando pelas ruas, atrapalhando o trânsito, rasgando e espalhando lixos por toda a cidade. Os cavalos soltos pelas ruas da cidade têm se tornado um desafio para zoonoses de Valparaíso, pasta responsável pela retirada, transporte e cuidado dos animais soltos nas ruas da cidade. Quando não estão atrapalhando o trânsito estão pelas lixeiras devorando o que encontra rasgando sacos de lixo, espalhadas pela cidade.

Este tem sido um desafio para o governo municipal, conforme informou, Geane, gestora da pasta. “Este tem sido um desafio muito grande para mim que estou à frente da pasta, e pelo fato de não ser apenas capturar o animal, temos também cuidar do transporte que não tem, alimentação, e local adequado que comporte o equino retirado das ruas da cidade, hoje nossa zoonoses tem abrigado e cuidado de animais pequenos trazidos pela polícia vítimas de maus tratos e abandonos trazidos pela própria polícia.

Em conversa com o secretário de meio ambiente do município, ele informou a nossa equipe de reportagem que o problema está perto de ser resolvido, o secretário ainda disse que as tratativas para construção do curral comunitário tem sido o assunto mais importante tratado com o prefeito eleito (Marcos Vinícius MDB) para o ano de 2025, informou Tadeu Martins. O radar apurou que o problema irá permanecer até que seja encontrado na cidade um local adequado para construção do curral comunitário, com caminhão adequado para transporte dos animais, no entanto, enquanto o projeto não for tirado do papel, os cavalos soltos pelos donos estão nas ruas da cidade.

Ameaça de morte 

Segundo o apurado pelo radar, funcionários da zoonoses na tentativa de regularizar a situação dos animais soltos e carroceiros, chegou a ser ameaçada por carroceiros e proprietários dos animais, que ofereceram resistência em fornecer suas documentações para o cadastro que seria realizado pelo governo municipal. Em um dos relatos, uma das funcionárias do governo, que pediu para não citar seu nome, chegou a dizer para o proprietário de um dos animais que foi capturado nas ruas, que o animal estava apreendido sob tutela do município, neste momento o proprietário do animal chegou a puxar uma arma para a mulher.

A zoonoses de Valparaíso fica localizada na vila Guaíra Jardim Céu Azul, é para onde são levados os animais de pequeno porte como cachorros, gatos e outras vítimas de maus tratos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *